em Casa

Como fazer a Fundação, Tipos de Terreno e Dicas de Baldrame e Sapatas

Como fazer a Fundação, Tipos de Terreno e Dicas de Baldrame e Sapatas.

Para sua construção ficar correta, é necessário que faça um alicerce correto – e isso significa passar por todas as divisões uma linha de concreto com 30 cm (valor variável) de altura como se fossem “vigotas de madeira” deitadas no chão e o mais nivelado possível.

É em cima dessa viga de cimento que os tijolos serão assentados para erguer as paredes.

Mas antes de correr a massa formando vigas, é importante fazer as sapatas para que estas vigas de cimento estejam bem apoiadas é importante furar o terreno até 60 centímetros de profundidade caso o terreno seja firme.

Como fazer a Fundação, Tipos de Terreno e Dicas 2

Como fazer sapatas? – Primeiro colocamos uma camada com um concreto magro para que em seguida venha à armação de ferro que logicamente será um pouco mais estreita que a largura do buraco, pois assim, ficará totalmente cercada pelo concreto.

Segundo com a armação nivelada preencha com uma massa de concreto gordo preenchendo todo o buraco deixando parte da armação para fora que servirá como amarração das paredes.

Outra opção interessante por ser prática e rápida ganhando na mão de obra é o uso dos blocos de cimento, aqueles com formatos de canaletas dispensando armações de madeira e podem ser usados como amarrações ou cintas no alto da parede.

No geral, as vigas são feitas de 40 centímetros com 20 centímetros de largura em terrenos considerados bons ou firmes, já em outros terrenos será necessário fazer brocas ou popularmente chamada estaca para suportar o peso da construção.

Como fazer a Fundação, Tipos de Terreno e Dicas

Tipo de terreno for firme ou saibroso as malhas das sapatas serão de 40x40cm e os buracos com 50x50x50cm com ferros de 10 mm.

Como fazer a Fundação, Tipos de Terreno e Dicas: Tipo s de Terrenos

  • Tipo de terreno Arenoso sem água as malhas das sapatas serão de 60x60cm e os buracos com 70x70x60cm com ferros de 12,5mm.
  • Tipo de terreno for argiloso consistente as malhas das sapatas serão de 100x100cm e os buracos com 110x110x80cm com ferros de 12,5mm
  • Tipo de terreno for rochoso as malhas das sapatas serão de 40x40cm e os buracos com 50x50x50cm com ferros de 10 mm.

Até Breve.

Escrever comentário

Comentário

21 Comentários

  1. concerteza amigo, a sapata é obrigatoria numa construcao, seja qual for o tipo de obra
    nao precisa ser muito larga, mas é necessário!
    50cm de e largura é o bastante no seu caso,
    mas procure um engenheiro.
    na prefeitura de sua cidade vc pode conseguir caso nao tenha condiçoes de um eng.ok

    • gostei, preciso da sua orientação, foi construir uma casa, com as seguinte medidad frente 7,30, comprimento 12 m, queria sabe a produndidade, largura da sapata, profundidade dos buros, tipo de ferro e a medida do concreto magro e concreto gordo,argiloso, aguardo esposta

  2. meu terreno é vagem , aliás a minha rua toda, já tem muitas casas construidas , qual a profundidade que devo cavar para ter um solo firme?

    • depende da sua obra se uma casa basta fazer sapata de 40x40cm de largura e 60cm de fundura e armação de concreto em todo baldrame.

  3. meu terreno fica na praia ele tinha agua agora esta aterrado como eu devo fazer uma casa qual saõ as medidas dos aliceço e sapatas

  4. meu terreno fica na praia quero construir um duplex qual e a medidas da sapatas e profundidade fazer uma casa qual e as medidas dos alicerço e .

  5. meu terreno fica na praia quero construir um duplex qual e a medidas da sapatas e profundidade e as medidas dos alicerço e .

  6. Meu terreno tem um pequeno declive, o solo é considerado firme e foi cavado com 2 metros de fundura com 80 cm quadrados que estrutura deve ser colocado para suportar 2 pavimentos?

    • pegar “blocos de madeira” Com a cavidade superior aberta.. na hora de fazer o buraco, adapte a altura do bloco de acordo com a profundidade cavada.. insira a armação e despeje concreto dentro dessa caixa ou bloco de madeira pra manter a armação firme. obs. inserir concreto até a altura limite da caixa de madeira.

  7. Olá to construindo uma casa que terá 8,5 de largura e 9,0 de comprimento o terreno é bem alagado já foi aterrado;as sapatas tiveram 70cm de larg.e 30 de altura ,vamos colocar doze sapatas a medida delas estão legais ou posso correr riscos futuros.

  8. olá quero fazer uma casa de alvenaria , com a corbetura de lage qual o ferro que eu devo fazer a fundação .

  9. meu terreno é desnivelado, queria saber se pra cavar as sapatas eu tenho que retirar o entulho ou posso nivelar ele com o próprio entulho e depois cavar as sapatas ?

  10. Amigo,to com um muro feito,com fundação 80 x 100 o terreno é rochoso,foi colocado ferro pedras e muito concreto,o planejamento é bater uma laje de 75 metros,o terreno e 5 x 20. essa fundação é ideal para suportar uma laje desse porte? obrigado

  11. vou fazer uma obra e o terreno tem um declive de 1,70 m. Vou fazer um baldrame de 30 cm. Faço o alicerce nivelado primeiro ou posso fazer o baldrame em declive primeiro.

  12. Pretendo construir um predio com 2 andares. O meu terreno e firme.
    Qual a profundidad da sapata e Qual o tamaño da sapata ?
    Predio com 16 X 18

  13. meu lote fica em uma região seca e arenosa tipo gerais , areia com barro vermelho, estou fazendo um radie com sapatas nos cantos de 50x50x1m de profundidade e colunas de 0,18×0,10x3m e mais varias colunas de treliças para uma casa de 80m2 com laje para fazer uma área de serviço em cima sera q essa estrutura e suficiente

  14. Olá tenho uma casa mediando 6,00 M de largura e 3,00 M de comprimento,ou seja, dois vão, e quero construir o resto da casa com mais 6,00 M de comprimento, porém me decidi construir um primeiro andar posso? meu terreno é alagado, como faço toda a estrutura? desde de já agradeço.

  15. meu terreno fica em uma regiao oceanica onde ficava uma salina ,com devo fazer as fundaçoes , alicerces e sapatas , para uma casa de 62m quadrados.