em Suporte

Como converter vídeos OGM com dois áudio para Avi no VirtualDubMod

Converteu o filme ogm para avi e não saiu som? – Resolvido. Assistir filmes com extensão OGM, MKV, RMVB, RM e Converter vídeos com extensão OGM foram dois assuntos que pesquisei bastante para resolver – até porque os fóruns estavam cheios de perguntas e sugestões sem nexo, muito tiro no escuro e não conseguia resolver. Foi então que comprei a briga.

Para quem quer ver filmes com extensão ogm e ainda não conseguiram, por favor, veja este artigo aqui, pois assistir no computador está resolvido, mas para gravar no CD e colocar no DVD da sala ou home theater tem que partir para conversão. O programa OGM To AVI é funcional, mas dificulta se você tem dois áudios e quer escolher o canal 2, por isso o melhor é o VirtualDubMod.

Se o seu problema é converter ogm para avi este é o artigo correto. Vamos lá:

O VirtualDubMod você baixa na internet e descomprime ele numa pasta em qualquer lugar do computador – eu coloco ele na pasta junto com os outros programa e crio o atalho do arquivo “VirtualDubMod.exe”. Sempre que você vai abrir o VirtualDubMod ele apresenta um erro de codec acusando “VP70” e principalmente o VFW.

1º – Para corrigir qualquer possibilidade de erro do VirtualDubMod basta instalar o codec K Lite Corretamente, inclusive acrescentando a ogm. Quando começar a instalar o K Lite pegue a opção “Avançada” ou “Advanced Instal (Show de options)” conforme assinalado a baixo:
Codec-Um

2º – Ao escolher opções Advanced será aberto outra tela que você deverá rolar a régua do lado direito bem mais em baixo para marcar as opções VFW e V7 ou caso o VirtualDubMod peça qualquer outro tipo de codec com certeza estará incluso no K Lite. Veja figura a baixo:

Codec-Dois

3º – Clique em “Nest” até chegar na tela de associação de arquivos de áudio e vídeo com os players que estão instalado na máquina. No meu caso eu uso três: O Média Player Classic (uso para filmes rmvb, rm e ram) que vem com o pacote codec K Lite, o Windows Média Player (que uso para arquivos mp3 e cd normal aac) e o Bsplayer para os demais vídeos (para uma orientação mais detalhada siga o link do segundo parágrafo deste artigo. Nessa tela de associação coloque o OGM associado com seu player de preferencia. Note que as opções de .mp3 estão desmarcadas porque associei elas ao Media Player e essa tela que você vê a baixo é associação ao BS.Player:

Codec-3

Agora vamos ao VirtualDubMod – Abra seu filme com a extensão “OGM” no VirtualDubMod. No meu exemplo é a primeira temporada de House que baixei toda com extensão OGM.

1º – Como a extensão é “ogm” o áudio não vai funcionar na conversão, por isso muitas pessoas estão reclamando nos fóruns que converteram mas não tem áudio. O que devemos fazer? A primeira coisa é listar os áudios que o filme possui, saber qual “Canal de Áudio” é o que você deseja. Conforme imagem a baixo vai em “Streams/Stream List”:

VirtualDub

2º – Se o áudio for o de baixo apenas selecione ele com o mouse e clica no botão “Move Up” e tenha o cuidado para que o “alto-falante” mostrado do lado esquerdo não esteja acinzentado Claro. Se tiver acinzentado claro é porque está desabilitado, então clique em cima dele que ele ficara de cor normal:

virtual

3º – Clique em “OK” deixa o filme passar um pouquinho para observar se o áudio está em português. Volte para a lista de áudio e clique em “Demux” dê um nome para o artigo e teremos o áudio separado do vídeo em “ogm”.

4º – Use qualquer programa (na internet tem vários) que converte o arquivo de áudio de ogm para mp3 (eu usei o Xilisoft Vídeo Converter).

5º – Com o filme aberto no VirtualDubMode vá novamente na lista de áudio e clique em “ADD” selecione o arquivo de áudio em MP3 e observe que agora o filme tem 03 arquivos de áudio:

virtual-audio

Observações na tela acima: Quando você acrescenta o áudio ele fica na parte de baixo, então o selecione, clique no botão “Move Up” até ele ficar em cima de todos. Observe que o “alto-falante” dele está cinza escuro ao contrario dos outros dois. Veja também que os outros dois arquivos de áudio estão riscados porque eu desabilitei ambos. Para desabilitar o áudio selecione com o mouse e clique no último botão do lado direito “Disable” (este botão pode estar Delete ou Enable de acordo com a seleção). Agora clique em “OK”.

6º – Agora vá em “Vídeo” marque a opção “Full Processing Mode” e vá também na opção “Compression” (observe a imagem a baixo) e escolha um codec. Eu sempre escolho o codec DivX devido passar na maioria dos DVDs.

converter-video converter

7º – Tudo está pronto – escolha o menu “File” e agora “Save AS…” coloque um nome para o filme e pronto. Na imagem a baixo está processando e para andar mais rápido eu desmarquei as duas opções (dois quadrinhos) bem na parte de baixo, pois não precisa ir passando o filme, pois isso torna o processo mais demorado.

converter

Deixe seu comentário.

Até Breve

 

Escrever comentário

Comentário

  1. Por favor, qual a versão do K-Lite Codec voce usou nesse tutorial? quando abro o filme no VirtualDubMod ele da um erro dizendo que : “Couldn’t locate decompressor for format ‘VP70’ (unknown). VirtualDub requires a Video for Windows (VFW) compatible codec to decompress video. DirectShow codecs, such as those used by Windows Media Player, are not suitable. Only ‘Direct stream copy’ is available for this video.”

    • Nas versões mais novas vc encontra o Vp7 que pode deixar marcado, para todos os outros problemas com o virtual acesse a página do DivX e baixe o codec deles gratuitamente que o problema desaparece.

  2. Ricardo, para informação geral e retribuição ao seu post, eu consegui fazer funcionar o VirtualDubMod com o codec VP70 apenas usando uma versão do K Lite anterior a 8.0.0. No caso, eu instalei a versão 7.9.0, que deve ser a mesma do seu tutorial, e que está disponível no site:

    www. oldapps. com/ k-lite_codec_pack.php

    Acredito que a partir da versão 8 o codec funciona apenas com o player que vem com o K Lite, ou em um modo diferente de ‘Direct stream copy’ não é compatível com o virtualDub.

    Abraços.

    • Voulembrar – Quando você me escreveu no artigo eu baixei a última versão do K-Lite e instalei fazendo os mesmos passos, porém só encontrei o VP7, mas o VPW não encontrei por isso não funciona o VirtualDub. Como eu formato minha máquina nornalmente a cada 3 a 4 meses já tinha tido problemas com o virtualdub (sabe como é né!? a gente não pode ficar sem ele) – nessa ocasião instalei um codec que peguei direto no site da DivX e resolveu o problema. Meu tutorial foi feito bem antes da versão 7.9.0 (acho que estava na 5) – SUA observação é muito boa ao mostrar que a versão 7.9.0 dispõe do VP7 – muito obrigado pela observação. Delongando o assunto para compartilhar informações aqui acontece o seguinte: a familia toda compra DVD de mesa pra passar DivX e joga a bomba em minha mão… então pego os modelos dos aparelhos e vejo quais tipos de codecs eles aceitam e tem a questão também de quadros, pois alguns não passam se a resolução for superior a 680, outros aguentam até 704. Pouco tempo até comprei o programa Xilisoft Video Converter Ultimate (acho o melhor de todos) – eu usei ele um tempo craqueado para testar e vi que valia a pena e paguei R$ 89,90 converte praticamente todas as extenções, inclusive as mkv que são ótimas imagens. Qualquer coisa estamos por aqui para ensinar e para aprender.