em Dicas

Como Congelar Alimentos Corretamente – Dicas

Olá pessoal! Neste artigo, nosso blog irá trazer importantes dicas de como congelar de forma correta os alimentos, evitando assim o desperdício de comida em nossas casas. Por isso, fique atento e não perca o fio da meada, pois com certeza essas informações serão de grande valia para você, ou seja, você irá aprender a como conservar seus alimentos em sua geladeira ou freezer.

Você Sabia?

Você sabia que o congelamento dos alimentos pode preservar mais vitaminas? Verdade, o congelamento embora tenha essa característica peculiar, é um processo que exige cuidados. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa em Alimentação do Reino Unido (IFR Extra), descobriu que congelar alguns alimentos ajuda a preservar os seus nutrientes.

Os pesquisadores passaram a analisar o valor nutricional de vegetais como couve-flor, ervilha e cenoura 16 dias após a sua colheita, que é o tempo que eles levam para chegar até sua mesa. Eles constataram que com temperatura ambiente as perdas de nutrientes chegam de 10 a 25%., e as maiores perdas se deram nas vitaminas.

Sabemos que o feijão verde é um dos alimentos que se beneficia do congelamento. Em um trabalho de pesquisa feito nos Estados Unidos, provou que ele, o feijão, retém o dobro de vitamina C quando refrigerado.

Alimentos a Congelar

Já os pratos prontos, são importantes congelá-los na geladeira ou em uma vasilha ou em um recipiente com água gelada e pedras de gelo. Veja a forma correta de congelá-los:

  • Divida o prato ainda quente em vasilhas com tampa e na quantidade exata que será descongelada;
  • Diferentes pratos devem ser congelados separadamente, isso é fato;
  • Aqueles alimentos que serão congelados prontos, devem ser levemente temperados e cozidos pelo tempo necessário, pois o seu congelamento tende muito a deixar mais fortes os temperos e amaciar os alimentos.

Como Congelar Alimentos Corretamente

As carnes de todos os tipos podem ser congeladas. É importante que ela esteja fresca. A carne que já tenha passado pelo processo de congelamento crua, só pode voltar sob em forma de prato já pronto. Muitos não sabem, mas não se deve lavar, nem temperar a carne que será congelada, apenas tire os ossos e o seu excesso de gordura.

Obs: é importante saber que, alimentos uma vez descongelados, não podem mais voltar ao congelador, com exceção, daqueles alimentos crus, que virão a ser usados , posteriormente, em alguma receita.

Alimentos que não Podem Congelar

Bem, no tocante aos alimentos que não podem ser congelados, é importante salientar, porque perdem todas suas características de sabor e textura, como por exemplo, a maionese, saladas, gelatinas, pudins, batatas e ovos cozidos.

Quanto à Embalagem

No que diz respeito á embalagem é aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar do se sua geladeira ou freezer, que não rasga facilmente, que seja resistente e venha se soltar dos alimentos antes de congelá-lo. É importante frisar que este processo garantirá todas as propriedades nutritivas do alimento.

Como Congelar Alimentos Corretamente

A embalagem mais apropriada é o saco plástico ou papel aderente, pois diferentes destes as folhas em alumínio são difíceis de desprender dos alimentos ou carne, podendo até ressecar os alimentos, justamente, por não utilizar a embalagem correta. Lembrando que a carne deve ser embalada separadamente em porções individuais.

Bem, essas foram algumas dicas do correto congelamento dos seus alimentos, para que eles não percam as propriedades nutritivas. Esperamos ter ajudado!

Escrever comentário

Comentário