Cientistas querem criar um Simulador da Terra para prever desastres

Cientistas irão criar um simulador da Terra, para entender melhor doenças, desastres e, até mesmo, o trânsito. Essas pessoas querem construir uma simulação de todo o planeta, que leva em conta quase todo tipo de dados que se pode existir dentro dele.

A expctativa é de que se use tais dados para prever (e talvez impedir) o próximo desastre na linha do tempo – seja ambiental, econômica ou até mesmo epidemias como a (ZOMFG pássaro / gripe do porco!) biológicos ou sociais. Não faço idéia se é possível (embora não pareça também ridículo), mas é certamente ambicioso, e mais um pouco impressionante.

Os computadores necessários para esse projeto tão ambicioso ainda nem foram construídos, mas o “Living Earth Simulator” é uma idéia já existente, que pretende ser um “colisor de conhecimento”, juntando todas as informações que temos sobre o nosso planeta. Ele deverá ser capaz de reproduzir todas as características do nosso planeta se, algum dia, conseguir ser construído.

Segundo o cientista Dr. Helbing, do Instituto Suíço de Tecnologia, precisaríamos de um modelo muito exato da Terra se fôssemos usar a ferramenta para prever epidemias de doenças, por exemplo.

Até Breve!