Chrome vigia quanto cada site usa da memória

O Google está disposto incentivar sites leves a tão ponto que facilmente podemos verificar no navegador Chrome quanto cada site esta gastando de memória. Isso é muito importante para termos uma visão clara de cada página.

Tudo é muito simples. Todos os navegadores mais novos adotaram o sistema de abrir vários sites em abas. Isso economiza a memoria do computador.

chromeparamac

Primeiro modo de observar a memória do Chrome
Abra uns 5 sites no navegador Google Chrome – observe figura abaixo e veja que existe vários sites abertos um ao lado do outro:

Tendo feito isto aperte as teclas “Shift + Esc” combinadamente e teremos uma janela mostrando todos os sites que estão abertos e o quanto de memória cada site está ocupando do sistema:

No meu exemplo, tenho uma extensão instalada chamada “Chrome SEO” que tem um gasto bem pequeno. Outro fato que observei é o “plug in do flash” que consome uma boa parte da memória, porém ele é necessário.

Selecione o site que está consumindo mais memória e clique em “Encerrar Processo” caso queira fechar e deixar mais memória aberta. Eu por exemplo sempre trabalho com 20 abas abertas e ficou prático sempre estar observando o peso de cada site, assim, organizo meu trabalho finalizando os sites mais pesados primeiro.

Ironicamente temos outra opção, “Estatísticas para Nerds” que apresenta uma comparação até de outros navegadores caso estejam abertos. Nesse exemplo eu abri quatro navegadores:

  1. Chrome (com quatro sites abertos em abas)
  2. Internet Explorer 8 (aberto só na página do Google)
  3. Firefox (aberto só na página do Google)
  4. Opera (aberto só na página do Google)

Veja o exemplo:

Segundo modo de observar a memória do Chrome
Também existe outra maneira de fazer isto – clique com o lado direito do mouse e pegue a opção “Inspecionar elemento” o vamos observar a imagem abaixo:

Clique no primeiro botão, “Resources”  confirma na próxima tela e depois você pode clicar em “Size”, assim teremos uma análise em gráfico do site por completo especificando peso de texto, imagens, scripts, tec.

Além do mais, você poderá analisar as scripts, e muitos outros fatos de programação.

Até Breve

Um comentário em “Chrome vigia quanto cada site usa da memória

Deixe uma resposta