China no Top500.com, Sistema mais rápido do mundo

Dos 500 sistemas mais rápidos do Mundo, os EUA, lideram com folga, pois tem 275 sistemas enquanto a China possui 24 sistemas no ranking, no entanto a liderança de 6 anos acaba de esvair-se para os Chineses. Dia 14 (domingo) um novo sistema chamado Tianhe-1A assumiu à primeira posição da Top500.org acabando com hegemonia de seis anos dos EUA.

O atual líder Tianhe-1A foi Centro Nacional de Supercomputação de Tianjin atingiu um desempenho de 2,57 petaflops (quatrilhões de cálculos de ponto flutuante por segundo). O antigo líder americano, o sistema Cray XT5 Jaguar, do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que foi o líder da lista anterior e agora cravou 1,75 petaflops, resultado bem inferior ao atual líder.

O Brasil é representado na listas por dois sistemas: um Cray XT6, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que atingiu 205 Teraflops (ou 0,2 Petaflops), e um Sun Blade x6048 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com 64 Teraflops. Eles ficaram respectivamente em 29.o e 116.o lugares.

Até Breve!