em Turismo no Mundo

Catedral de Notre-Dame em Paris, França

É uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. Iniciada sua construção no ano de 1163, é dedicada a Maria, Mãe de Jesus Cristo (por isso o nome: Notre-Dame, que significa “Nossa Senhora”), situa-se na Praça Parvis, na pequena ilha Île de la Cité em Paris, França, rodeada pelas águas do Rio Sena. (Aqui no Enquantoisso.com todas as dicas de Turismo e passagens aéreas nacionais e internacionais em promoção).

A catedral surge intimamente ligada à idéia de gótico no seu esplendor, ao efeito claro das necessidades e aspirações da sociedade da altura, a uma nova abordagem da catedral como edifício de contacto e ascensão espiritual.

catedral-de-notre-dame-2

A arquitetura gótica é um instrumento poderoso no seio de uma sociedade que vê no início do século XI, a vida urbana transformar-se a um ritmo acelerado. Acidade ressurge com uma extrema importância no campo político, no campo econômico (espelho das crescentes relações comerciais), ascendendo também, por seu lado, a burguesia endinheirada e a influência do clero urbano.

Resultado disto é uma substituição também das necessidades de construções religiosas fora das cidades, nas comunidades monásticas rurais, pelo novo símbolo da prosperidade citadina, a catedral gótica. E como reposta à procura de uma nova dignidade crescente no seio de França, surge a Catedral de Notre-Dame de Paris.

Turismo no Mundo!

Escrever comentário

Comentário