Calendário dos Jogos Pan-Americanos 2011, Dia dos Jogos Para o Brasil

Os Jogos Começam dia 14 de outubro em Guadalajara, México. Desde a primeira edição, o número de atletas, países participantes e modalidades disputadas quase dobrou. No Brasil, o Pan foi realizado em 1963, na cidade de São Paulo, com a presença de 1 665 esportistas de 22 países.

  • O Brasil fez sua melhor participação em Jogos Pan-Americanos na última edição, realizada no Rio de Janeiro, em 2007. O Pan do Rio de Janeiro abrigou 5 662 participantes de 42 países, que disputaram um total de 332 provas em 41 modalidades.

É no atletismo que o Brasil mais faturou ouros; foram 52. Mas, é no tênis de mesa que um brasileiro conquistou mais medalhas douradas individualmente. Hugo Hoyama tem nove delas, além de uma de prata e outras três de bronze.

O segundo no ranking dos brasileiros que mais faturaram é o nadador Gustavo Borges, que tem oito primeiros lugares. No entanto, Borges tem mais conquistas no quadro geral, 19 no total, com oito pratas e três bronzes.

  • Nos Jogos, são disputados esportes incluídos no Programa Olímpico e outros não disputados em Olimpíadas.

Acontecem a cada quatro anos e, tradicionalmente, seguem um rodízio entre as três regiões do continente: América do Sul, Central e do Norte.

Até!