Basílica de São Marcos é a mais Famosa das Igrejas na Europa – Turismo

A Basílica de São Marcos em Veneza com seus múltiplos donos e arcadas mosaicas reluzentes dão uma indicação de como esse importante centro mercantil da Idade Média apoiou-se tanto sobre a cultura do oriente quanto do ocidente, ela é tão bizantina quanto europeia.

Sao-marcos

São Marcos é a Basílica mais famosa das igrejas de Veneza, Itália, e um dos melhores exemplos da arquitetura bizantina. Localizada na Praça de São Marcos (Piazza di San Marco), ao lado do Palácio dos Doges, a basílica é a sede da arquidiocese católica romana de Veneza desde 1807.


Os Cavalos de São Marcos foram acrescentados à basílica em torno de 1254. São obra da Antigüidade Clássica; alguns crêem que antes adornaram o Arco de Trajano. Foram enviados para Veneza em 1204 pelo Doge Enrico Dandolo, como parte do saque de Constantinopla na Quarta Cruzada.

Tudo isso foi retirado por Napoleão em 1797, mas devolvidos à basílica em 1815, onde permaneceram até os anos 1990. Encontram-se atualmente numa sala de exposições, havendo sido substituídos por réplicas em fibra de vidro.

Europa Aqui!