Atriz Eva Todor de Caminho das Índias em cirurgia

Com 89 anos de idade, a atriz Eva Todor, a Cidinha de “Caminho das Índias” casada com Cadore, não tem feito cenas de um tempo para cá. A já consagrada atriz veio sentido fortes dores no estômago por motivo de hérnia de hiato, que a acompanha desde a sua meninice. Ela foi internada na Clínica São José, no Rio de Janeiro, onde passou por uma cirurgia de emergência.

Depois de ter sido operada no dia 1 de setembro, deixou o CTI, Eva já está no quarto, não tendo previsão de alta, e foi esse fato que a deixou fora dos capítulos finais da novela. Segundo seus familiares, ela não ficou nada satisfeita por não estar nesse espetáculo – é o que é quando se diz em Gloria Perez.

Nascida de uma família de judeus húngaros ligados ao meio artístico, Eva começou nos palcos ainda criança, como bailarina da Ópera Real de Budapeste. Por conta das dificuldades financeiras que a Europa enfrentava no período pós-Primeira Guerra, a família Fodor abandonou sua terra natal e emigrou para o Brasil, em 1929. No ano seguinte, Eva, com apenas nove anos, retomou carreira como bailarina, no Rio de Janeiro. Aos 12 começa a estudar dança clássica com Maria Olenewa, no Theatro Municipal. Foi quando adotou o sobrenome artístico de “Todor” no lugar do original Fodor, que soava indecente.

Mas, fica aqui, nossas estimas, admirações e enfatizar que seu lugar na novela, um casamento já na terceira idade, e aquele espírito crítico mas encorajado, deixou exemplos insondáveis para nós. Viva Eva Todor para sempre.

Melhoras e,

Até Breve

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *