em Dicas

Aprenda Como Contribuir para Previdência Social

Adquirir a Aposentadoria como Trabalhador Autônomo, Requisitos. Atualmente, muitos são as pessoas que desejam adquirir ou garantir suas respectivas aposentarias, porém, poucos sabem como auferir este benefício, e foi pensando em você que resolvemos escrever este artigo, para lhe esclarecer algumas dúvidas, com dicas de como conseguir este beneficio que é tão desejado, principalmente, para trabalhadores autônomos.

Contribuir para Previdência Social

Como Adquirir a Aposentadoria?

Bem, se você é um trabalhador autônomo, é importante saber primeiramente que você tem o mesmo direito que os outros trabalhadores que trabalham com carteira assinada têm. É importante frisar que a aposentaria entre outros benefícios são todos direitos assegurados por lei, e para que você mesmo possa conferir este direito, ele está garantido no seu Art. 7º da Constituição Federal de 1988.

Veja abaixo o referido artigo que lhe garante tal benefício:

Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

XXIV – aposentadoria;

Porém, cabe salientar que mesmo esse direito sendo amparado por lei é preciso que você contribua para a Previdência Social, só assim você poderá adquirir sua aposentadoria como um trabalhador autônomo.

Requisitos

É importante destacar que mesmo para pessoas que são contratados para a prestação de serviço temporário, mesmo não tendo a carteira a assinada, poderá fazer a contribuição para o INSS, garantindo futuramente suas aposentarias. Lembrando que todos os pagamentos para ambos os casos ( trabalhadores autônomos e temporários ) devem ser feitos mensalmente.

O pagamento para o trabalhador autônomo é feito através da filiação ao Regime Geral de Previdência Social ( RPGS ), e para quem trabalha apenas com prestação de serviços poderá se cadastrar como um Contribuinte Facultativo.

Por que Pagar a Previdência?

É importante o pagamento à Previdência, pois além de você está garantindo a sua aposentadoria, poderá servir como uma renda em caso de afastamento do cargo por algum tipo de enfermidade.

Portanto, para se cadastrar, basta dirigir-se a uma das agência da Caixa Economica Federal em sua cidade, ou acessar o site: www.dataprev.gov.br.

Fique Sabendo!

Escrever comentário

Comentário