Aprenda a avaliar o seu xixi com 7 questões – Você está saudável?

Segundo a Organização Mundial da Saúde os problemas urinários atinge 10% da população e diga-se de passagem – é um índice altíssimo. Diante dessa taxa, sempre é bom estarmos de olhos abertos em nosso xixi. Observando o xixi é possível avaliar os rins, a próstata, diabetes e outros males que nos afetam.

Existe algumas perguntas simples que devemos saber as respostas e ficarmos atentos à nossa saúde. A melhor forma de acompanhar a saúde de nosso xixi é saber as respostas dessas questões:

1. Levantar durante a noite para fazer xixi é saudável ou não:
Nessa questão devemos observar o processo normal do organismo, pois se tomamos muito líquido a noite tais como refrigerantes (geralmente muito frequente a noite) poderá haver necessidade de levantar na madrugada para ir ao banheiro. Porém, quando isso passa ser exagerado a ponto de atrapalhar nosso sono fique alerta – a próstata pode estar precisando de cuidados.

infeccoes de urina

2. Se o xixi estiver com uma cor bem escura devo me preocupar:
Veja bem, quanto menos água tomar, mais escuro o xixi vai ficar e isso deve ser sinal de alerta uma vez que aumenta a possibilidade de pedra nos rins. Aqui, observamos também que em épocas quentes do ano o corpo precisa mais de água devido ao suor (onde o organismo precisa para eliminar toxinas). O xixi também pode estar escuro devido a doenças como cirrose no fígado ou consumo de alimentos como amora e beterraba – fique alerta.

3. Fazer xixi muitas vezes no dia é bom ou não:
Observa-se o seguinte – O organismo precisa eliminar excessos de glicose que está no sangue, daí, começa um processo de expelir através da urina e isso indica Diabetes, pois os rins vai produzir a ida ao banheiro para fazer xixi. Outro alerta vem para a bexiga em mulheres e próstata em homens quando estes dois órgãos estão hiperativos. Se suas idas ao banheiro durante o dia forem excessivas e não condizem com a quantidade de água consumida o melhor a fazer é procurar um médico.

4. Quando o fazer xixi incomoda com ardência – o que fazer
Se ha presença de ardência redobre a atenção, pois a infecção urinária chegou. Você vai observar que são mijos pequenos, ardência e as vezes acompanhado de sangue. Também algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) causam isso entre elas a gonorreia e outras, pois a uretra está sensivelmente enferma.

5. Fazer xixi sem querer é normal em mulheres
Não é normal, porém não chega a ser preocupante quando vem a incontinência urinária. Quando a mulher dá gargalhadas ou outra ação que força o corpo e ha vazamento urinário o tratamento é feito com exercícios específicos, onde estes fortalecem a musculatura – é o tratamento de fisioterapia uroginecológica. A incontinência urinária geralmente se dá em mulheres que tiveram parto normal.

6. O que se diz do jato fraco ao fazer xixi:
Geralmente em homens quando vão urinar o jato líquido sai muito fraco devido ao canal estar comprometido com o aumento da próstata dificultando a saída da urina quando está tenta sair da bexiga e entrar no canal do pênis. É um bom sinal para procurar um urologista imediatamente.

7. Até que ponto é normal segurar a vontade de fazer xixi:
Caso aconteça de repente a vontade de fazer xixi, isso não é normal e pode indicar a hiperatividade da musculatura da bexiga. Muitas vezes essa vontade repentina é perdida quando você tenta fazer xixi – o normal é a vontade de fazer xixi ir se alarmando de uma forma crescente e não devemos segurar a vontade de ir ao banheiro.