A trajetória do Atleta Profissional

O atleta existe há muito anos; existem registros que por volta de 776 a.C. já existia Olimpíadas na Grécia, onde os soldados eram os atletas; na era moderna, em 1896, o barão Pierre de Coubertin retomou as olimpíadas que haviam deixado de existir ao longo dos tempos. Onde o primeiro país a sediar os Jogos Olímpicos da Era Moderna foi a Grécia, homenageando os grandes criadores do espírito olímpico.

Hoje em dia o esporte está inserido na vida das pessoas, sem que haja necessidade de competição, mas com a finalidade de manter a saúde e o seu físico.

Portanto, o atleta existe há muitos anos, porém só foi reconhecido como profissional em 24 de março de 1998, através da lei 9.615. Nos tempos de hoje comemora-se o dia do atleta profissional no dia 04 de fevereiro.

O atleta profissional treina árduo e diariamente; devido a sua dedicação tem sido motivo de incentivo para muitas pessoas, inclusive para aquelas que têm algum tipo de limitação no físico, o que mostra que isso não é empecilho para ninguém, pois de 1960 para cá existem os jogos paraolímpicos, onde a primeira Paraolimpíada aconteceu em Roma com atletas cadeirantes.

As dificuldades que os atletas encontram são grandes, dentre as quais podemos destacar a falta de patrocínio.

Para quem pensou em iniciar na carreira de atleta, vá em frente com o seu sonho, porém entenda que a vida de atleta não é apenas diversão, é necessário muito treino, disposição, determinação e força de vontade, dinamismo, horários corretos para dormir, se alimentar e, com certeza para o lazer.