Receita de Sabão Caseiro – Saiba Como Fazer

Saiba como fazer o sabão caseiro de qualidade facilmente. Todos os ingredientes que você precisa para fazer o sabão são de fácil acesso e encontrado em vários lugares. Essa receita de sabão caseiro é comprovadamente eficiente e não tem mistério. Orientamos que seja feita por pessoas da atividade e com noções de produtos químicos. Não tem nenhum mistério ou segredo oculto – siga a fórmula e pronto.

receita-sabao-caseiro

  • Sebo 3.500 gramas.
  • Use também 100 gramas de Breu.
  • 500 gramas de soda cáustica 99%.
  • Caulim também 500 gramas.
  • Silicato de sódio alcalino na quantidade de 550 gramas.
  • Use o óleo de coco babaçu na quantia de 350 gramas (muitas pessoas usam o óleo de cozinha, porém o melhor é de babaçu devido seu poder espumante, saponificação dando melhor qualidade) Quanto mais desse óleo usar melhor será o sabão. Os substitutos são óleo de soja, gordura de fritura, óleo de abacate e outros.
  • 2 litros de água.

Vamos seguir os passos por sequência:

O primeiro passo é dissolver toda a soda cáustica em 2 litros de água fervente. CUIDADOS: Esse passo deve ser feito com muito cuidado e por pessoas que já estão preparadas, pois o próprio nome da soda já diz: “cáustica”, isto é, pode causar queimaduras na pele. Outro fator também é no momento de colocar a soda cáustica na água fervendo o vapor sobe causando queimaduras no rosto bem como deve evitar a respiração desse vapor, por isso é altamente recomendado usar a máscara, óculos e luvas próprias para o manuseio – tendo este cuidado não há mais o que se preocupar. IMPORTANTE: A soda cáustica deve ser dissolvida umas 10 horas antes dos próximos passos.

O segundo passo é transformar o Breu em pó para facilitar sua mistura com as gorduras, ou seja, o sebo e o óleo de coco.

O terceiro passo é pegar a soda que foi dissolvida no dia anterior ou pelo menos 10 horas antes e colocar num recipiente juntamente com o caulim + silicato de sódio e a água da fórmula – com todos juntos misture bastante.

O quarto passo colocar a gordura que foi derretida (descrito segundo passo) e deixa-la num recipiente que caberá todos os produtos. Observe também para que ela já esteja na temperatura normal e não aquecida. Vagarosamente despeje a soda e depois os outros produtos também vagarosamente e ao passo que você vai colocando os produtos vai mexendo. Nessa altura pode observar que o líquido vai engrossando rapidamente. As observações deste item são duas: Ao jogar os produtos na gordura deve ser feita VAGAROSAMENTE, bem pouquinho como uma torneira derramando um fio de água, e deve cuidar para que o líquido possa engrossar bem homogeneizado, ou seja, mexa constante e bem mexido agitando o conteúdo.

Quinto passo é fazer pegar o liquido agora bem grosso e despejar numa forma que em 5 a 7 horas passadas já estará no pondo de tirar da forma. CUIDADO: Nesse ponto a reação química do sabão aquece podendo chegar a uns 80 graus, então não facilite para não se queimar.

OUTRAS OBSERVAÇÕES INTERESSANTES: Se for usar algum corante o melhor é dissolvê-lo juntamente com a soda; Procure mexer com um remo de madeira pois seu formato tem mais controle no fundo do recipiente (evite usar cabos de vassouras).

Uma dica legal é se você juntar caixas de leite onde você poderá com uma faca abrir somente a parte de cima, então ao invés colocar numa forma coloque diretamente dentro das caixas de leite já saindo um tamanho ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *