O psicólogo pode ser considerado um amigo?

O psicólogo é graduado em Psicologia, seu curso tem duração em média de 5 anos, onde estuda uma série de teorias sobre porque as pessoas se comportam da forma como se comportam e como é possível ajudá-las.

Não é raro que o paciente venha assimilar o psicólogo como um amigo, afinal de contas é com ele que desabafa e conversa dados nos quais nunca conversou nem mesmo com seu cônjuge. Ainda assim, ele precisa entender que o psicólogo não é um amigo, ele é um profissional que está ali, temporariamente, para ajudá-lo a superar suas dificuldades e a desenvolvê-las de alguma forma.

Infelizmente o psicólogo, também é confundido com o psiquiatra, onde as pessoas ligam, erradamente, psiquiatria com loucura e, por conta disso, acabam vivendo seus conflitos sem pedir ajuda por medo de que os outros o irão taxá-lo de louco.

É necessário entender que o psicólogo está ali para ouvir e acolher o sofrimento alheio sem que se proponha a intervir sobre a situação bem como existe a necessidade de desfazer os vários mitos que rodeiam a carreira de psicologia, a fim de que a sociedade venha saber que a psicologia e a psiquiatria, muitas vezes, caminham juntas, a fim de uma complementar a outra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *